Órgão Juxta Oral de Chievitz

O órgão juxta oral de Chievitz é uma estrutura epitelial localizada no espaço bucotemporal, consistindo de ilhas de epitélio escamoso, embebidas em um estroma fibroso contendo pequenos nervos. O patologista deve estar atento a possível presença dessas ilhas epiteliais e fazer o diagnóstico diferencial com carcinoma de células escamosas.

 

Leitura Complementar:

1- Stratul S, Raica M, Onisei D, Onisei D, Jianu R, Bold A. Incidencal finding of Chievitz Organ in Atypically located cyst. TMJ 2005;55:187-190.

 


Prof. Ricardo Santiago Gomez
- Professor Titular de Estomatologia e de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG

Orientador no  Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG

Link para o Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/5760422122697584

Trabalhos indexados no PUBMED

Contato

Prof. Ricardo Santiago Gomez - Professor Titular de Estomatologia e de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
curso.estomatologia.ricardogomez@gmail.com