
Linfangioma
Microscopia
Leitura complementar:
1- Odell EW, Morgan PR. Biopsy Patholgy of the Oral Tissues. Chapman:London, 1998
Os linfangiomas são proliferações hamartomatosas benignas dos vasos linfáticos com predileção pela região da cabeça e do pescoço, na qual se observa três tipos: linfangioma simples, formado por pequenos vasos capilares de paredes delgadas; linfangioma cavernoso, formado por vasos linfáticos dilatados e maiores; e o higroma cístico, que apresenta grandes espaços linfáticos e macroscópicos, podendo se estender a região cervical. Na mucosa oral, as lesões localizam-se, principalmente, no dorso lingual de pacientes jovens. Clinicamente, notam-se inúmeras vesículas fluidas, com aparência finamente papular e coloração semelhante à da mucosa bucal ou arroxeada, em razão de hemorragia por trauma. Em algumas situações, devido a sua extensão, a remoção cirúrgica completa da lesão se torna difícil, porquanto, alguns autores sugerem o uso do agente esclerosante OK-432. Nestas lesões, os vasos não exibem proliferação endotelial ativa, portanto a opção pelo acompanhamento do paciente deve ser considerada.
Histopatologia
- Professor Titular de Estomatologia e de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG
Orientador no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG
Link para o Currículo Lattes:
Contato
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. curso.estomatologia.ricardogomez@gmail.com