
Cisto Odontogênico Calcificante
Figuras: Aspecto clínico e radiográfico da lesão. Observar a expansão vestibular e palatina no exame clínico. A radiografia mostra lesão bem delimitada contendo dente incluso e pontos mineraiizados, além de reaborção dentária. Estas imagens foram cedidas pelo Prof. Wagner Henriques de Castro.
Microscopia
Nas figuras abaixo mostramos os aspectos macroscópicos e microscópicos do cisto odontogênico calcificante. A lesão mostra revestimento cístico, contendo células basais com núcleos bem corados e polarizados a distância da cápsula. Nas figuras abaixo é possível observar também células semelhantes ao retículo estrelado do órgão do esmalte e numerosas células fantasmas (setas). As últimas são células ovoides, grandes, contendo citoplasma pálido e eosinofílico. Com a degeneração do núcleo, essas células evidenciam espaços vazios delimitados pelo remanescente da membrana nuclear. A presença das células fantasmas sugere o diagnóstico de cisto odontogênico calcificante, apesar da sua presença eventual em outras lesões odontogênicas. Algumas células fantasmas se fundem e sofrem mineralizações distróficas. Material dentinoide ou mesmo odontomas podem ser identificados em alguns tumores.
Figura: Aspecto macroscópico da peça cirúrgica (foto acima) e da sua face luminal ou interna (foto abaixo). Notar a presença de estruturas brancas mineralizadas.
Figura: Aspecto radiográfico da peça cirúrgica confirmando a presença de estruturas mineralizadas na peça cirúrigica.
Figura: Aspecto microscópico com destaque para a presença de células fantasmas (setas).
Leitura Complementar:
1- Barnes L, Evenson JW, Reichart P, Sidransky D. Pathology & Genetics. Head and Neck Tumors. IARC: Lyon, 2005.
2- Reichart P, Philipsen H. Odontogenic Tumors and Allied Lesions. Quintessence Publishing: London, 2004.
- Professor Titular de Estomatologia e de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da UFMG
Orientador no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG
Link para o Currículo Lattes:
Contato
- Coordenador do Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. curso.estomatologia.ricardogomez@gmail.com